A Alergia ocular é uma doença que acontece com muita frequência em crianças, ainda mais nas que apresentam história de atopia. Ou seja, crianças que apresentam rinite, dermatite, asma ou bronquite. Essa alergia nos olhos ocorre por uma reação exacerbada dos olhos a alérgenos que estão no ambiente como pólen, ácaros e fungos.
A criança pode apresentar sensibilidade a luz excessiva, secreção ocular, vermelhidão nos olhos e coçar os olhos com frequência. A alergia ocular é importante ser diagnosticada e tratada porque além do desconforto, pode contribuir para outras doenças como astigmatismo, ceratocone e descolamento de retina.
A alergia ocular, assim como outros tipos de alergia, tende naturalmente a ter períodos de piora e de melhora. O tratamento varia conforme sua gravidade. É sempre importante fazer uma higiene ambiental para reduzir ao máximo a exposição da criança a alérgenos. Colírios podem ser prescritos conforme a necessidade em certos períodos para diminuir a reatividade do olho aos alérgenos.